Itens indispensáveis para um kit de tricô

Antes de sair definindo o que é indispensável para o tricô, é importante definir que tipo de kit é esse. Afinal um kit indispensável para uma tricoteira profissional avançadíssima pode ser diferente do kit de uma tricoteira de final de semana.

Assim, num kit iniciante teremos:

  1. vontade de aprender: se não quer aprender não precisa
  2. conhecimento: de onde você irá tirar o conhecimento? Livros, amigas, youtube
  3. fio: qualquer fio
  4. agulha: qualquer agulha

Acho sensato começar com o mínimo de investimento financeiro. Afinal se você odiar tricotar, vai odiar em uma agulha vagabunda de plástico, ou uma agulha maravilhosa do material mais maravilhoso do mundo. Somente tenha em mente que o ideal é que você possa experimentar uma agulha boa, mesmo que emprestada de uma amiga. Há quem ame tricô, há quem ame crochê, há até quem ame jardinagem.

Então, experimente emprestar um material bom de alguém, mas se você for como eu, que comecei com agulhas velhas da minha mãe e sem amigas fisicamente próximas para poder rolar um empréstimo, não torre muita grana de inicio até você saber que gosta de tricô (talvez, você também seja como eu, e em vez de site de maquiagem, você passe seu tempo livre no Ravelry e já saiba que é amor-verdadeiro amor-eterno).

Conhecimento hoje em dia dá em árvore. Então não seja preguiçosa e vá pegar! Se você tem alguém, peça ajuda. Mas se você for como eu, o youtube está aí, e mesmo videos em línguas misteriosas são ótimos professores.

Fique também atenta para ter uma tesoura, faca, alicate de corte, dente, dedo-duro, para quando você terminar de matar os pontos e precisar cortar o fio. É indispensável se você não terminar na outra ponta do seu novelo.

Ou seja, para começar a aprender tricô, você precisa de muito pouca coisa comprável e muita vontade e paciência. É muito mais você do que as coisas.

Por outro lado, depois que você se casa com o tricô, e o amor vai se transformando em gordura abdominal, talvez seu kit indispensável cresça. Talvez seu kit cresça, seu estoque de fio cresça, sua vontade de aprender mais cresça. Pense na taxa de crescimento da China e você poderá calcular mais ou menos como essas coisinhas crescem.

E como as vezes é melhor dar o exemplo, mostro o meu kit de primeiro socorros:

kit de primeiros socorros
kit de primeiros socorros

Não são itens indispensáveis, mas é o conjunto de ferramentas que eu levo sempre comigo, seja para a sala, seja para quando vou passar a tarde tricotando fora de casa.

  1. lata da Lacta: não amassa o que tem lá dentro, e a tampa pode ser usada em superfícies irregulares como apoio para agulhas e itens pequenos
  2. lixa de unha: eu sempre tenho uma
  3. pedaços de fios: para marcações, para tirar pontos da agulha, para fazer amarração do amor, nunca se sabe.
  4. tesoura e cortador: tenho preferido o cortador, mas uso bastante a tesoura também
  5. contadores de carreiras: os de colocar na agulha, e o de pendurar no pescoço
  6. marcadores de pontos: não uso sempre, mas quando se precisa deles, lá estarão
  7. arame: nunca se sabe quando você vai precisar de um arame (eu uso para as tranças)
  8. agulhas de crochê: para arremates, para montar pontos, para salvar pontos caídos, para montar pontos no trabalho.
  9. agulha de tapeceiro e de costura: para arremates e para tirar ferpa do dedo (a parte da ferpa é piada)
  10. fita métrica: para medir o tamanho do meu amor (seja em centímetros ou polegadas)
  11. lápis: para colocar atrás da orelha e parecer inteligente (por fazer conta de cabeça. Era outra piada… tá parei)

Há quem faça tricô com os dedos, com os braços, com palitos de dente ou hashis. Há também quem não faça tricô e esteja agora assistindo Netflix. Normalmente o kit vai se alterando ao longo da vida de tricoteira. Então, definir um kit absoluto é meio irreal e esquisito. O importante é ser feliz.

amor é um biscoito

Esse post surge depois de uma certa polêmica de um certo site que publicou uma certa lista estapafúrdia dos itens de um kit de tricô.

Anúncios

2 comentários sobre “Itens indispensáveis para um kit de tricô