Onde está o tricô brasileiro?

meada-azul

Não faz muito tempo, eu estava nervosa me perguntando porque o tricô não é forte no Brasil.

Por forte talvez se pense em internacional e com identidade própria. Talvez porque não sei até agora o que esperar do tricô brasileiro.

Talvez criador de alguma técnica marcante no estilo do Fair Isle knitting?

Talvez revolucionador com tendências próprias?

Mas como eu poderia saber se o tricô brasileiro é forte mesmo? E foi nessa pergunta que eu tive minha epifania. Como conhecer o tricô brasileiro se eu não sei onde ele está?

Não sei onde o tricô brasileiro está porque talvez ele esteja na sala tomando um café com as amigas. Ou assistindo a novela. Ou num sábado a tarde no parque. Ou quem sabe, num congresso de final de semana. Só dá pra saber de uma coisa, o tricô brasileiro da internet não é forte.

Mas será que não é mesmo? E desde que comecei a procurar, achei cada vez mais o tricô brasileiro escondidinho em um blog aqui, uma página de fotos ali.

Talvez, realmente, o tricô brasileiro não seja hoje criador de técnicas mirabolantes. Em nossa defesa quero dizer que temos só pouco mais de 500 anos, e chutando por cima, o tricô tem bem mais de mil[1]?

Você pode querer citar a EZ aqui. Mas, ainda não estudei direito para argumentar sobre isso. Porém, algo me diz que a EZ foi magnânima em juntar, publicar, e gritar para o mundo As tricoteiras estão aqui! Não exatamente para criar técnicas mirabolantes (não é dela a palavra unventing?). Mas estou indo longe demais com um assunto que não domino.

Eu sei que publicar em PT_BR não é unanimidade. Qualquer editora vai te aconselhar a publicar en EN_EN se você for capaz, simplesmente porque é a língua com mais mercado. Mas eu sei que há muito material publicado de maneira pessoal rolando pela internet em PT_BR (e PT_PT) e que é só uma questão de procurar.

Então, é isso que eu vou fazer.


PT_BR – português do Brasil

PT_PT – português de Portugal

EN_EN – inglês dos estados unidos

[1] http://www.knitty.com/ISSUEspring06/FEAThistory101.html

Deixe um comentário

